Agora que nos aproximamos da época mais fria do ano, deve proteger o seu cão do frio, para que ele não fique doente e tenha uma vida mais confortável. Apesar de eles terem algumas camadas de pelo (uns mais do que outros), assim como nós, precisam de cuidados extra nesta altura do ano, pois as mudanças repentinas de temperatura podem fazer com que eles fiquem com gripe e até mesmo uma pneumonia.
Mas como sabemos que eles estão com frio?
Assim como nós, os cães também são sensíveis às baixas temperaturas, contudo as raças que têm uma dupla camada como os Husky Siberianos ou o Cão da Serra da Estrela suportam melhor as temperaturas baixas. Se verificar que ele tem tremores pelo corpo todo, as patas/ focinho/orelhas estão frios, está numa posição encolhida e os movimentos que faz são mais lentos, isso são indícios de que ele tem a temperatura baixa.
Deve também dar máxima atenção aos filhotes, aos cães idosos e aos que têm pouco pelo, pois eles são os que sofrem mais com o frio. Assim, estas dicas irão deixar o seu melhor amigos mais confortável!
1. Alimentação cuidada é sinal de uma boa saúde
Uma alimentação equilibrada e nutritiva é um bom começo para proteger o seu cão do frio. As calorias ingeridas podem ajudá-lo a manter o corpo mais quente, uma vez que elas são convertidas em energia. Para além da alimentação, deve também estimular a movimentação do corpo, pois, quanto mais ativo o cão estiver, mais quente estará.
Por vezes, também lhe pode dar alguma alimentação húmida, de forma a que ele esteja sempre hidratado, uma vez que tendencialmente os cães ingerem menos água durante o inverno.
Mas tenha cuidado com as quantidades! O excesso de comida pode ser prejudicial para a saúde do seu animal de 4 patas. Aconselhamos a fazer uma visita ao veterinário, para que este o ajude com as doses que deve dar e com o tipo de alimento mais indicado.
2. Os melhores horários para passear
Como foi dito na primeira dica, o seu cão deve manter uma atividade física regular. No entanto, evite que os passeios sejam feitos durante a altura mais fria do dia (muito cedo ou à noite). Deve escolher as alturas do dia mais quentes, ou seja, entre o 12 e as 15 horas, de forma a proteger o seu cão do frio e do mau tempo.
Mesmo quando o for passear nesse horário tem de estar atento aos sinais de frio! Caso detete que ele está com a temperatura muito baixa, tem de o levar novamente para casa. O mesmo se aplica caso ele esteja no quintal ou no seu jardim.
3. Roupas para proteger o seu cão do frio
As roupas e sapatos também são uma forma eficaz de proteger o seu cão do frio, pois deixam a temperatura corporal mais estável. Algumas raças são extremamente sensíveis ao frio e podem ter a necessidade de estar com roupa até dentro de casa.
Capas para a chuva também são muito importantes, uma vez que, tal como os humanos, se os cães se molharem quando vão passear podem adoecer.
Quando comprar as roupas para o seu cão, aconselhamos que opte por uma opção mais confortável e prática:
4. Deve ter sempre a cama quentinha
O local onde o seu patudo passa mais tempo é a sua cama. Por isso, deve ser também o local mais aconchegado e quente. Assim, escolher a cama certa é a melhor forma de proteger o seu cão do frio. Coloque a a cama do seu patudo num local mais quente e afastado de correntes de ar frio.
Dica: cobertores quentes proporcionam um ambiente mais confortável para o seu cão, mesmo com camas de inverno.
Se o seu cão fica no exterior deve ter o cuidado de o proteger do frio, uma vez que ele está exposto a todo o tipo de temperaturas. Primeiramente, deve perceber se existe a hipótese de o colocar no interior da sua casa durante esta época. Caso não seja possível, deve ter uma casa bem resistente, quente e com cobertores, como as casas de madeira:
5. E os banhos durante o inverno?
Os banhos durante o Inverno devem ser dados em menor quantidade, apenas dê caso seja mesmo necessário.🧼🛁
No caso dar banho ao seu cão durante esta altura particularmente fria, lembre-se que deve utilizar água morna e secá-lo muito bem (caso consiga, opte por utilizar um secador). Os cães com o pelo comprido e denso, mesmo utilizando o secador, continuam com algumas camadas de pelo húmidas, por isso, mantenha-o no interior da casa durante pelo menos 24 horas.
6. Cuidado especial para os cães idosos
O frio, normalmente, agrava algumas doenças nos cães, como por exemplo as artrites. Os cães idosos são os que mais sofrem, assim, certifique-se que, se o seu cão já tem alguma idade, ele tenha um exercício regular e que descansa após a atividade.
Pode ainda ajudá-lo com um suplemento para diminuir o seu desconforto:
Esteja sempre atento à saúde do seu patudo, há muitas doenças que podem afetá-lo, principalmente problemas do sistema respiratório (gripe canina). Esteja sempre alerta para os espirros, dificuldades em respirar, tosse, desânimo, falta de apetite, etc. Caso verifique um destes sintomas contacte imediatamente o seu médico veterinário.
Esperamos ter conseguido demonstrar com este artigo que há muitas coisas que pode fazer de forma a proteger o seu cão do frio e a que ele passe um inverno confortável e quentinho.
Não se esqueça de nos acompanhar no nosso Facebook e Instagram!