Border Collie a passear no campo!

Como posso prevenir o aparecimento de pulgas e carraças no meu animal de estimação?

Com o aumento do calor, aumenta também a preocupação com as pulgas e carraças nos nossos animais de estimação. Se faz passeios no campo ou vive em zonas com maior prevalência de doenças é muito importante que respeite a agenda de desparasitação do seu animal.

As pulgas e carraças são dos parasitas mais frequentes em gatos e cães e a sua prevenção, através da desparasitação externa, é muito importante uma vez que estes parasitas podem transmitir doenças ao seu patudo.

Apesar de existirem ao longo de todo o ano, as carraças surgem com maior frequência nos meses mais quentes e são perigosas tanto para o seu companheiro como para o seu agregado familiar. Estes parasitas são transmissores de doenças que, não sendo detetadas a tempo, se podem vir a revelar fatais.

Na verdade, a escolha de como vai desparasitar o seu amigo de 4 patas varia de acordo com uma série de fatores: o meio em que vivem, as necessidades específicas do seu animal, o local onde ele costuma brincar, etc. Existem diferentes antiparasitários no mercado e eles variam no seu grau de proteção, durabilidade e alcance.

Antiparasitários:

Os parasitas externos podem provocar efeitos negativos no seu animal de estimação, tais como a perda de peso, produtividade e doenças secundárias. Os antiparasitários agem rapidamente, prevenindo e combatendo os parasitas.

Por isso, seja qual for o produto que selecione, o importante é que seja eficiente, não tenha efeitos secundários no seu animal, não deixe resíduos e seja fácil de administrar.

Deve sempre ser utilizado um antiparasitário novo e nunca um que seja reaproveitado. Só assim irá garantir a eficácia do produto, e que este terá um maior efeito, eliminando todos os parasitas que perturbam o bem-estar e saúde do seu companheiro.

Conheça algumas dicas e produtos que o podem ajudar a prevenir o aparecimento destes parasitas!

Utilizar antiparasitários:

  • Pipetas:

Geralmente a sua aplicação tem de ser mensal e deve ser feita diretamente na pele da região dorsal do seu animal. O produto deve ser colocado em vários pontos, afastando o pêlo com a mão para que o contacto com a pele seja mais eficiente. Com várias marcas disponíveis no mercado deixamos aqui algumas sugestões: Advantix, Advantage, Ataxxa, Amfllee e Frontline.

  • Coleiras:

Têm a vantagem de ter uma longa duração, dependendo da marca a sua durabilidade poderá ir até 12 meses. As coleiras contêm substâncias que se espalham por todo o corpo do animal através da própria oleosidade da pele. Também neste caso existem várias marcas disponíveis no mercado: Scalibor, Seresto, Canishield, TaberDog e TaberGat. Poderá selecionar cada produto dependendo da durabilidade desejada e claro se tem aí em casa um felino ou um canino.

  • Sprays:

Os sprays atuam de forma imediata e são uma ótima opção nos casos em que os parasitas já estão alojados no animal. O produto deve ser aplicado em todo o corpo e, para que seja absorvido de forma mais eficaz, deverá ser realizada uma massagem durante a aplicação. Para a utilização destes produtos deve ser tido em conta o peso do animal para saber qual a dosagem correta que deve ser administrada. Poderá utilizar Frontline ou Fiprotec.

Higienizar o local e os objetos do animal

O local onde o seu patudo dorme, mantas, brinquedos, tapetes, tudo deve ser lavado com regularidade e de preferência a temperaturas elevadas, caso contrário os ovos de pulgas poderão sobreviver. Deve-se por isso, e sempre que possível, optar por materiais facilmente laváveis e que suportem elevadas temperaturas.

Aspirar a casa com frequência

Aspirar e limpar ajuda a eliminar os ovos de pulgas que possam estar presentes no ambiente. Deve ser tida especial atenção com rodapés, estofos, soalhos, tapetes e tecidos. Em casos mais graves de infestações poderá mesmo ser necessário recorrer a produtos adequados que possam ser utilizados no ambiente.

Dar banho e escovar o seu animal

A proteção do seu amigo pode ser reforçada com um banho (utilizando um champô antiparasitário, TaberDog por exemplo) seguido de escovagem. Estes procedimentos irão ajudá-lo a perceber se ele está ou não livre de pulgas, eliminando as que ainda possam estar presentes.

Se optar pelo uso de pipetas como desparasitante externo, não deve dar banho ao seu animal nem nos três dias anteriores nem nos três dias posteriores à colocação do produto para que o seu efeito seja alcançado com sucesso.

Estes tipos de champôs poderão ser mais agressivos para a pele do seu patudo, por isso antes da sua utilização deverá aconselhar-se se este tipo de produto é o mais adequado ao seu animal.

Manter desparasitados todos os animais de estimação que partilhem o mesmo espaço

Mesmo que o seu gato não vá para a rua, este poderá vir a ter pulgas! Isto porque nós podemos levar ovos de pulgas para dentro de casa nos sapatos ou, caso existam outros animais com acesso à rua, estes também podem transmitir os parasitas.

No caso de ter animais que tenham dermatite alérgica a pulgas, é ainda mais importante manter todos os coabitantes desparasitados regularmente, uma vez que nestes casos, a mordida de apenas uma pulga pode desencadear um quadro alérgico.