Jack Russel a correr pelo pinhal.

A importância das atividades físicas nos cães

Um passeio na sua rua, uma caminhada pelo jardim ou mesmo uma simples brincadeira já são atividades físicas para os seus animais de estimação.

De modo geral, todos os animais necessitam de atividades físicas. Claro que alguns precisam de mais e outros de menos e, por essa razão, mesmo quando os levamos a passear ou brincamos com eles, ainda ficam a faltar alguns exercícios.

As atividades físicas nos cães combatem o sedentarismo nos animais pode ser extremamente prejudicial. Visto que pode trazer consigo ganho de peso e obesidade, dificuldades respiratórias e problemas cardiovasculares.

Em casos extremos, falta de atividades e movimentos na rotina do animal pode até ser mesmo considerado maus-tratos, uma vez que impossibilita o bom desenvolvimento e bem-estar do seu animal de estimação.

Todos temos rotinas, e a maioria de nós saí diariamente para o trabalho e no regresso só pensa em descansar. Mas e o seu patudo? Já parou para pensar em como ele se sente? Ou como a sua rotina sedentária o poderá prejudicar?

anthony duran ae9ahsZJmx0 unsplash edited As Atividades Físicas nos Cães

Atividades físicas nos cães

Demonstrando ou não necessidade de passeios e brincadeiras, todo o ser vivo precisa de se divertir. Como todos aprendemos recentemente, ficar confinado em locais fechados por muito tempo não nos proporciona novas experiências nem diversão. Agora imagine como é para o seu amigo ficar fechado em casa sozinho durante todo o dia.

Quando escolhemos cuidar de um animal de estimação, temos de ter consciência que nos estamos a responsabilizar por uma vida e que ela traz compromissos acrescidos. Mas será isto um ponto negativo? A verdade é que se pensarmos bem, um passeio de 30 minutos ao final do dia será tão bom para ele como para si. Fará bem à saúde física e mental de ambos e aumentará a vossa união e cumplicidade.

O melhor momento do dia do seu companheiro é quando o dono chega a casa e lhe dá toda a sua atenção, carinho e diversão. Levo-o até ao parque ou dê um passeio na sua rua. Invente novas brincadeiras! Vai ver que se irão divertir os dois. 🐶

OS CÃES!!

Benefícios que a atividade física traz ao seu cão

Passear com o seu patudo ajuda-o a socializar com outros animais e humanos. Para além disso, as atividades físicas e a prática de exercício:

  • Previnem e combatem o stress, ansiedade e tédio;
  • Aumentam a resistência respiratória e auxiliam na digestão dos alimentos;
  • Fortalecem o sistema imunológico, o organismo, ossos e músculos, mantendo as articulações flexíveis;
  • Aceleram o metabolismo e previnem a obesidade;
  • Evitam o sedentarismo e melhoraram a postura do animal e a sua qualidade de vida.

matt walsh 9Q8PqfeYkMk unsplash edited As Atividades Físicas nos Cães

Atividades físicas nos cães

As atividades físicas nos cães não precisam ser árduas e desgastantes. Por vezes, basta apenas uma caminhada antes de ir trabalhar ou ao final do dia, deixando as brincadeiras para os finais de semana.

Um cão que não faça exercício suficiente poderá sofrer de peso excessivo, ansiedade, irritabilidade e stresse. E isso poderá afetá-lo psicologicamente e resultar na destruição de objetos ou em latidos altos.

Outra circunstância que poderá aumentar a necessidade de atividades físicas no seu animal é a esterilização. Isto porque, após ser esterilizado ele sente mais fome, logo a probabilidade de aumentar o peso é maior.

O período de prática de atividades físicas poderá variar de acordo com a raça, tamanho e idade. Um cão de raça grande precisa de dois passeios diários de 30 a 60 minutos. E os cachorrinhos, após atingirem oito meses de vida, devem ir-se habituando aos poucos a caminhadas de 20 minutos.

Já os cães pequenos gostam de passear e correr em locais espaçosos, e para os mais idosos é aconselhado caminhar 5 a 10 minutos, três vezes por semana. 🐾🐶🐾

Dicas de exercícios simples que poderá realizar:

  • Caminhadas e corridas: com duração variada de acordo com a resistência de ambos, poderá ir aumentando gradualmente a velocidade ou a duração.
  • Exercícios com corda: compre cordas específicas e incentive-o a morder e puxar um dos lados, segurando o lado oposto.
  • Lançamento de objetos: este exercício permite que o cão corra e use os seus sentidos para procurar objetos.

Claro que, dependendo da raça são recomendados exercícios diferentes. Por exemplo, para cães como o Pastor Alemão serão necessárias atividades mais intensas que o incentivem a explorar o olfato e fortaleçam a sua musculatura. Já outros, como Husky, necessitam mais de caminhadas e corridas em áreas abertas.

Práticas aconselhadas na hora de fazer exercícios com o seu cão!!

Quando sair para passear o seu patudo deve ter em conta alguns fatores:

  • Utilizar coleira e açaime. Dependendo da raça é mesmo obrigatório o uso destes objetos. Pode evitar problemas e garante a segurança de todos.
  • Levar saquinho coletor de fezes, pois esse costuma ser o momento do dia em que o animal faz as suas necessidades.
  • Levar água e garantir que ele se mantém hidratado. Atenção não o leve a passear nos horários mais quentes do dia.
  • Estar atento aos sinais de cansaço do seu cão: respiração ofegante, boca aberta e negação em continuar a caminhar. Quando isto acontecer, parem e descansem antes do regresso casa.

Agora, aproveite tudo o que de bom existe numa caminhada e vá dar um passeio com o seu amigo!! Mantenha seu animal de estimação saudável e feliz!! 🐶

Fique atento às nossas novidades no nosso Facebook e Instagram.