Labrador Retriever no jardim de casa.

Se está a pensar em ter um cão de grande porte existe algumas coisas que deve ter em atenção

Durante muitos anos a maioria dos Cães de raça grande, devido ao seu porte atlético, resistência, força e energia, eram usados para ajudar em tarefas como o pastoreio, guarda, caça e desporto.

Nos dias de hoje, os Cães de raça grande é a companhia ideal para quem gosta de mais agitação e de brincar sem medo de poder magoar o seu amigo. Além disso estes cães adoram participar em todas as atividades de família e possuem amor e diversão nas mesmas proporções.

A verdade é que na hora de optar, algumas pessoas não se importam muito com o porte do cão e acabam mesmo por ceder aos encantos daquele cachorrinho fofinho que adotam e trazem para casa. Passado algum tempo, são surpreendidos com a rapidez com que eles crescem e com o tamanho com que ficam.

Mas, se está à procura de doçura e amor, os Cães de raça grande costumam ser mais afetuosos e tranquilos do que muitas raças de cães pequenos que, por serem muito mais nervosos, têm mais dificuldades em criar vínculos com o seu dono.

Para brincadeira e companheirismo, o Labrador é uma das raças ideais. É brincalhão por natureza e tem energia suficiente para realizar exercícios que requeiram esforço, como passeios longos e caminhadas, sendo um ótimo amigo para as suas aventuras. Caso tenha crianças em casa, ele é o parceiro perfeito para as suas atividades e travessuras, além de que cuidará muito bem de toda a sua família!

vivi bzk vOEzQkLgYeg unsplash Cães de Raça Grande

CARACTERÍSTICAS

Quando o tamanho se revela uma desvantagem!!

Considera-se cães de raça grande aqueles que pesam entre 20 a 40kg e o tamanho nem sempre se revela positivo. Ter cães de raça grande pode exigir cuidados diferentes, significa também maiores responsabilidades que vão muito além de brincadeiras, passeios e atividades físicas.

Afinal, cães de raças grandes precisam de pulso firme e de alguém capaz de impor limites quando eles tentam dominar as situações. Eles são considerados ideais para guarda, despistagem ou guia. Alguns, como o Pastor Alemão ou o Dobermann, são corajosos e ótimos farejadores, desempenhando funções de proteção e parceria para com o seu dono e família. O cão de guarda é mais uma forma de proteger sua casa e não há dúvidas de que ele impõe respeito e garante mais segurança. Também não há dúvidas de que eles são animais superinteligentes, obedientes e fáceis de treinar. Para isso basta terem um bom tutor!

É importante não esquecer que animais grandes precisam de espaço dentro de casa para poderem realizar as suas tarefas mais básicas, como brincar, dormir e até fazer as necessidades.

SAÚDE

Dicas sobre saúde e cuidados a ter em conta…

Caso já tenha aí em casa, ou pretenda adotar brevemente um cão, é importante que saiba que este tipo de raças possui algumas doenças mais comuns que poderão surgir ao longo do tempo.

Por exemplo, os cães da raça Dálmata têm predisposição genética para a surdez congénita. Segundo especialistas, com o passar dos anos 30% ficam surdos de um ouvido e 10% ficam surdos dos dois. Quanto maior e mais branco um Dálmata for, mais hipóteses ele terá de ficar surdo. Esta raça pode ainda desenvolver urolitíase (formação de pedras) nos rins ou bexiga.

Certos cães, como o Labrador Retriever, podem sofrer de obesidade devido ao seu apetite voraz e este problema pode originar outro tipo de patologias aquando do seu envelhecimento.

Os Pastores Alemães e outros cães de raça grande são mais facilmente atingidos por problemas nas articulações e, com o passar dos anos podem mesmo vir a ficar sem mobilidade nas patas traseiras.

Por isso fique atento ao seu animal de estimação, com um bom acompanhamento veterinário e avaliações periódicas, muitos destes problemas de saúde podem ser tratados e prevenidos.

CURIOSIDADES

Qual a quantidade de comida que posso dar?

Na hora de pensar na alimentação do seu cão, o principal fator a ser levado em conta deve ser se a ração escolhida lhe irá fornecer todos os nutrientes de que necessita. A alimentação é uma parte importante para qualquer animal, mas quando se trata de cães de raça grande, é comum ficar na dúvida da quantidade que ele deve comer. Como a ração é uma poderosa fonte de nutrientes, escolher uma apenas pelo preço não é a melhor forma de selecionar as refeições do seu animal de estimação.

Por serem maiores, eles precisam de nutrientes específicos que lhes forneçam energia e possam suprir todas as suas necessidades corretamente. Caso deseje saber a quantidade exata que o seu animal deve comer, aconselhe-se com o seu veterinário, ele já o conhece e poderá dar-lhe dicas para uma alimentação mais completa e equilibrada.

Contudo é sempre importante lembrar que comida em excesso pode causar problemas, por isso forneça apenas o necessário para cada refeição.

No final qual é o melhor conselho que lhe podemos dar?

Todos os cães precisam de amor e cuidados. Todas as raças, sejam elas gigantes, grandes, médias, pequenas ou mini, gostam de sociabilizar. Por isso, treino, educação e carinho são os melhores caminhos para que o seu patudo seja um excelente companheiro e um animal feliz.

Fique atento às nossas novidades no nosso Facebook e Instagram.