pexels jacub gomez 1143369 Praias para cães

Mas afinal onde se localizam as melhores praias para cães? Mais do que nunca, o verão é o momento perfeito para desfrutar do bom tempo na companhia da família, e a família inclui os nossos amigos de quatro patas. Nesta altura do ano já todos começámos a pensar em passeios à beira-mar, sair ao fim de semana e planear as férias de verão. 🌞

Este ano, sem nunca se esquecer de manter as distâncias de segurança, aproveite o bom tempo e leve o seu patudo à praia. Portugal tem uma costa marítima extensa, mas poucas são as praias concessionadas que dão as boas-vindas aos nossos animais de estimação.

Antes de abordarmos a lista de praias portuguesas para cães, importa referir que existem dois tipos de praias que o seu patudo pode visitar: as concessionadas e as não concessionadas ou não vigiadas. Na maioria das praias concessionadas não é permitida a presença de cães durante a época balnear mas em Portugal existem neste momento seis exceções.

As praias “pet friendly são zonas concessionadas específicas que os municípios adaptaram para receber animais de estimação. Estas áreas estão devidamente assinaladas à entrada e dispõem de equipamentos específicos como dispensadores de sacos para dejetos e bebedouros. As regras estão afixadas à entrada da praia, portanto, antes de colocar os seus pés e as patinhas do seu animal na areia, convém dar uma espreitadela!

Deixamos-lhe então aqui alguma informação sobre os areais onde poderá levar o seu animal a passear e as praias “pet friendly” 2021 onde poderá este ano ir a banhos com o seu amigo de 4 patas.

Praias “Pet Friendly

Praia do Portinho da Areia Norte em Peniche

Se prefere o centro do país, poderá optar por Peniche. Esta praia foi a primeira zona balnear em Portugal a permitir a permanência e circulação de cães em 2016. Localizada perto de Lisboa, a praia tem um areal com 80 metros de extensão na marginal que leva ao Cabo Carvoeiro. Este é um local perfeito para caminhar com o seu animal de estimação. Tranquilo e sem preocupações poderá ainda deliciar-se com a vista da Reserva Natural das Berlengas na companhia do seu fiel amigo.

Aqui irá encontrar tudo o que precisa. A autarquia investiu na colocação de dispensadores de sacos para recolha de dejetos, caixotes do lixo, sinalética e afixação de editais com as regras de funcionamento da praia. Tenha em atenção que a utilização de trela é obrigatória e, se o cão for potencialmente perigoso, também deverá usar açaime.

Praia do Coral em Viana do Castelo

Mais a norte, em Viana do Castelo, também existe uma praia para passear com o seu patudo sem receio de penalizações. Conhecida por Praia do Aquário, esta foi uma das primeiras praias para cães a surgir em Portugal em 2017. É uma excelente aposta para que o seu cão também possa aproveitar este verão e não fique sozinho em casa ou num hotel canino.

Esta praia possui um extenso areal e as águas são tranquilas, uma vez que se encontra entre dois pontões, e protegida pela barra do Rio Lima. Com uma vista privilegiada sobre o horizonte poderá usufruir da tranquilidade do local  ou desfrutar de momentos divertidos com o seu patudo. A criação deste espaço foi o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, a autoridade portuária e uma associação local de defesa dos animais (Vila Animal).

Mas, para levar o seu cão, terá de cumprir as regras estipuladas pela autarquia: os animais têm de utilizar coleira ou peitoral, estar sempre acompanhados dos donos e, de preferência, com trela. Os cães de raças consideradas perigosas estão obrigados a utilizar açaime no espaço. Ao longo do areal estão espalhados caixotes de lixo e sacos para os dejetos dos animais, que devem ser recolhidos pelos donos.

Praia Suave Mar em Esposende

Situada na zona norte do concelho de Esposende, distrito de Braga, esta é mais uma praia que está aberta aos nossos amigos de 4 patas. Com um extenso areal, que atraí surfistas e veraneantes, esta praia é um destino perfeito para os os donos e os seus respetivos patudos. Além de bons acessos e estacionamento na zona envolvente, é dotada de infraestruturas indicadas para cães como água potável, bebedouros e circuito de limpeza com depósitos para recolha de dejetos.

Inserida no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, a praia Suave Mar permite a permanência e circulação dos nossos companheiros de 4 patas desde 2018 e até prevê uma ambulância dedicada exclusivamente ao socorro dos cães e gatos assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Fão. 🚑🐶🐱

O espaço onde pode levar o seu patudo a banhos situa-se entre a Praia Suave Mar Norte e a Praia de Cepães. Para acederem a esta praia, os cães devem estar identificados e licenciados na Junta de Freguesia da sua área de residência, usar coleira, peitoral ou açaime e trela.

Praia da Ramalha Sul em Esposende

A segunda praia para cães do concelho de Esposende localiza-se na Vila de Apúlia, mais especificamente na parte sul da Praia da Ramalha. Esta praia passou, juntamente com a praia Suave Mar, a permitir animais de companhia em 2018, no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-estar Animal criado pela Câmara Municipal.

Com um areal extenso e muitas infraestruturas que lhe facilitarão a vida, este é o destino perfeito para quem quer passar um excelente dia de praia com o seu cão, no norte do país. Esta praia está equipada com sinalética com as normas de uso e circulação, dispositivos para dejetos caninos e bebedouros. Para aproveitar um dia de praia com o seu cão, basta cumprir as regras estipuladas, que são idênticas às da Praia Suave Mar.

Praia dos Pescadores em Oeiras

A Praia dos Pescadores, também conhecida por Praia Velha, situa-se junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras e permite a permanência de animais de estimação desde 2020. Embora não seja uma praia muito extensa apresenta um areal bastante amplo com um pontão. A praia está equipada com um bebedouro, uma área limitada para as pessoas acompanhadas por animais de estimação, um dispensador de sacos para dejetos caninos e é sujeita a limpeza regular.

Para poder levar o amigo de quatro patas a banhos é necessário que garanta as condições de higiene e convivência estipuladas pelo Município de Oeiras: o animal terá de usar coleira ou peitoral e açaime ou trela, é obrigatório recolher os dejetos e proteger os animais de condições atmosféricas adversas e é necessário fazer-se acompanhar do Documento de identificação do Animal de Companhia (DIAC), Passaporte do Animal de Companhia (PAC) ou Boletim Sanitário de Cães e Gatos.

Praia das Amoreiras em Santa Cruz, Torres Vedras

A Praia das Amoreiras está localizada em Santa Cruz, junto ao miradouro de Santa Helena, no concelho de Torres Vedras. É uma praia bastante bonita, com um extenso areal, cujo acesso é feito por terra batida. Inaugurada como praia para cães em 2020, esta praia que o seu amigo de quatro patas se sinta bem-vindo. A Câmara Municipal de Torres Vedras disponibilizou bebedouros, dispensadores de sacos e ainda abrigos para os animais, decorados como as típicas barracas de praia desta zona.

Os animais têm de usar coleira ou peitoral e açaime ou trela, assim como meios de contenção, no caso de cães de raça perigosa. É obrigatório estarem registados e licenciados. Devem estar ainda acompanhados do boletim sanitário e da prova de identificação eletrónica (renovação anual).

Praias portuguesas não concessionadas

Nas praias não concessionadas e não vigiadas, em princípio os cães são permitidos, mesmo durante a época balnear, a menos que exista um aviso Câmara Municipal na entrada da praia a proibir a entrada e permanência de cães. Esta sinalética deverá estar homologada com um número de série e um edital legitimando tal proibição.

No entanto, o comportamento dentro destas praias deverá ser similar aos das praias concessionadas: se não levar o seu cão com trela e limpar os consequentes dejetos do passeio, poderá ser multado. Por não terem vigilância recomenda-se especial cuidado.

Já escolheu o seu destino de eleição?

Perfeito!! Antes de partir à aventura com o seu animal de estimação, tenha em conta algumas informações, regras e conselhos para que possa desfrutar da praia ao máximo com o seu cão:

  • Primeiro que tudo importa esclarecer que mesmo com mais espaço é necessário continuar a cumprir com as regras aplicáveis à permanência em espaços públicos. Além disso, não nos podemos esquecer das regras de etiqueta: é essencial respeitar o espaço, segurança e tranquilidade dos restantes banhistas. Lembre-se que algumas pessoas têm medo de cães ou simplesmente não gostam quando estes se aproximam demasiado. As crianças pequenas, em particular, assustam-se com facilidade quando um cão se aproxima a correr, mesmo que este só queira brincar!! 👧🐶👦
  • Para evitar multas, certifique-se que é legal permanecer com o seu cão em determinada praia. As praias não concessionadas, normalmente, não têm controlo sobre o acesso de animais de estimação. Mesmo assim, recomendamos que verifique sempre se a sua entrada é permitida para evitar pagar multas elevadas. Os editais colocados nas praias dão-lhe essa informação.
  • Escolha zonas com água pouco agitada para que o seu cão possa nadar com tranquilidade e em segurança.
  • Proteja-o do sol e mantenha-o hidratado! Os animais também podem sofrer com a exposição solar durante as horas de maior calor.
  • Todos concordamos que é desagradável pisar fezes enquanto se caminha pela praia! Nunca se esqueça de recolher todos os dejetos com sacos próprios para o efeito.
  • Leve brinquedos para o seu cão para que ele não se sinta tentado a brincar com objetos dos outros banhistas.⚽
  • Não é permitida a utilização da praia por animais que se encontrem: feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar, ninhadas em período de aleitamento
  • No caso dos cães de raça potencialmente perigosa, definidos em lei específica, é obrigatório o uso de açaime, além de trela curta (até 1 metro de cumprimento) fixa à coleira ou ao peitoral. Estes animais devem estar registados e licenciados, devendo os donos fazer-se acompanhar do respetivo documento comprovativo.
  • Saiba ainda que existem exceções. Os cães de assistência podem frequentar qualquer praia, sendo os três tipos de cães de assistência autorizados: o Cão-guia, treinado para auxiliar pessoas com deficiência visual, o Cão para surdos, treinado para auxiliar pessoas com deficiência auditiva, e o Cão de serviço, treinado para auxiliar pessoa com deficiência mental, orgânica ou motora.

Praias para cães

Dicas!!

Vamos lá então preparar a mala para a praia!! Apesar de todas as comodidades que estas praias possam apresentar, jogue pelo seguro e equipe a sua mochila, ou automóvel, com os seguintes itens:

  • Água fresca, para si e para o seu companheiro
  • Bebedouro Portátil
  • Biscoitos/Snacks ou Ração
  • Trela e coleira ou peitoral
  • Açaime, se aplicado
  • Toalha para o secar
  • Sacos para dejetos
  • Documento de identificação ou passaporte do animal
  • Chapéu-de-sol
  • Brinquedos
  • Tapete refrescante
  • Pensos rápidos (as conchas afiadas são perigosas)
  • Colete salva-vidas

Como poderá proteger o seu cão do sol?

Agora que sabe quais as praias onde pode levar o seu cão, é importante tomar nota de quais os cuidados que deve ter com ele quando o levar para estes lugares:

  • Em primeiro lugar, verifique se tem todas as vacinas em dia, bem como o antiparasitário.
  • Assegure-se de que não fica exposto ao sol durante demasiado tempo. O chapéu-sol deverá ser imprescindível, tanto para fazer sombra a si, como para o seu patudo se possa refugiar do calor.
  • Deve levar sempre água, preferencialmente num recipiente que a mantenha fresca durante todo o dia. É muito importante que ele beba bastante água para não desidratar, mas evite que beba água do mar, pois poderá estar contaminada ou poluída e causar-lhe diversos problemas de estômago e de desidratação. Se necessário, não esqueça de levar também ração e snacks.
  • O seu cão também irá agradecer se levar um tapete refrescante, para repor a temperatura e impedir o seu sobreaquecimento. Enquanto os humanos transpiram para baixar a temperatura, os cães não têm essa capacidade. A forma que ele tem para se arrefecer é através da respiração e respira mais rápido quando há maior necessidade de baixar a temperatura. Por isso tenha muita atenção, se o seu cão apresentar sinais de golpe de calor, contacte de imediato o veterinário.
  • Há outros cuidados a ter que, no fundo, servem tanto para humanos como para animais. No verão, evite as horas de calor intenso, entre as 12h e as 16h, e aproveite a praia ao início da manhã ou ao final da tarde, quando o sol está menos forte e a areia não está tão quente. Não deve expor o seu cão a temperaturas demasiado altas.
  • Não é de descartar a ideia de aplicar protetor solar ao seu animal, pois os cães queimam facilmente o nariz, as orelhas e outras áreas com menos pelo.
  • Caso vá para uma praia que tenha muitas rochas, pedras ou conchas, também será aconselhável calçar-lhe umas proteções para as patas, para evitar possíveis feridas.
  • E os cuidados não são apenas durante a permanência na praia, continuam na chegada a casa. Depois de um dia de diversão é importante tirar a areia e a água salgada do pêlo do seu cão. O ideal será dar-lhe banho com água doce assim que chegar a casa. Se não for possível, deverá, pelo menos, limpar e verificar se está tudo bem com as patas, para ter a certeza que não se queimou, ou que não tem qualquer ferida causada por algum objeto que ele tenha pisado na praia. Poderá aplicar um hidratante para maior conforto do seu patudo.
  • Observe também os olhos e o nariz e confirme que não têm areia. No caso de ter, deve tirar com soro fisiológico.

Esperamos ter ajudado a escolher qual das praias para cães irá selecionar este verão! E não se esqueça de nos acompanhar no nosso Facebook e Instagram!

Desejamos-lhe os melhores banhos de sol e de mar na companhia do seu patudo! 🌞🏊🐶