10 curiosidades sobre os cães
Será que realmente conhecemos o nosso companheiro peludo? Fizemos uma lista de 10 curiosidades sobre os cães, para que conheça melhor o seu melhor amigo de 4 patas 🙂
1. Cães também sofrem de depressão
Assim como nós os cães também possuem emoções e, consequentemente, também podem desenvolver problemas psicológicos como a depressão.
As causas podem ser diversas e apesar de ser uma doença silenciosa e subtil, é importante saber as suas causas:
- Morte de algum membro da família (humano ou animal): Como foi dito acima, assim como nós os cães também têm sentimentos e com a morte de um membro da família (principalmente se for muito apegado) pode facilmente desencadear uma depressão.
- Entrada de um novo membro na família dele: Qualquer que seja a mudança na rotina da família dele, incluindo uma nova presença na mesma (humano ou animal), pode deixar o cão deprimido. O que parece normal para nós, pode deixar o seu cão muito perturbado.
- Traumas: Os eventos traumáticos podem deixar o cão com depressão. Algumas situações como os maus-tratos do animal e uma educação inadequada podem desencadear essa doença.
- Falta de espaço e exercício: Quando o animal passa grandes períodos de tempo sozinho e sem nenhum exercício físico, principalmente se o espaço for reduzido, isso pode acabar desenvolvendo um quadro de depressão.
E como se sabe se um cão está depressivo? Para haver um tratamento correto deve saber os sintomas que ela apresenta no seu cão:
- Automutilação: Um dos sinais de depressão é ele estar constantemente a lamber ou a morder algumas partes do corpo como patas e cauda.
- Perda de vontade para fazer as atividades do dia-a-dia: Sentiu que o seu melhor amigo deixou de fazer as atividades preferidas dele e prefere estar isolado da família dele? Isso pode ser sinal de depressão.
- Falta de apetite: Assim como nós, eles podem perder o apetite enquanto estão numa depressão. Se verificar que ele recusa frequentemente as refeições, verifique com o seu médico veterinário.
- Dorme demasiado: Um cão que está em depressão tende a dormir mais do que é normal. Se verificar que antes o seu cão era animado, cheio de energia e feliz, mas agora está muito parado, não quer brincar e se recusa a mexer, fique atento!
- Agressividade repentina: Um outro sintoma é a agressividade, normalmente um cão deprimido não tolera tão bem o toque e evita o carinho que as pessoas lhe dão.
Se o seu cão tem algum destes sintomas deve falar com o seu médico veterinário de forma a receber um diagnóstico correto.
2. Tem um nariz único
O olfato é o sentido mais desenvolvido dos cães, só depois é que vem a visão e por fim a audição.
O nariz dos cachorros reconhece os odores a partir de células olfativas inteligentes, captando pequenas partículas presentes no ar a partir da humidade. Eles conseguem também cheirar com cada uma de suas narinas de forma independente, o que é extraordinário! Com estas características especiais, os cães, captam amostras de odores que são 100 milhões de vezes menores do que as que são captadas pelos seres humanos.
Agora que verificamos estas curiosidades, conseguimos ainda verificar que a utilidade dos narizes dos cães vai muito mais além do que cheirar. Uma das suas magníficas funções é também tornar os nossos patudos únicos! Os narizes têm ranhuras particulares para cada animal, assim, elas são semelhantes às nossas impressões digitais.
3. Os cães também sonham
Alguma vez se apercebeu que o seu cão estava a rosnar ou chorar enquanto dormia? Se alguma vez verificou isso, então sabe que eles estão a sonhar. Alguns estudos demonstram que, para além de eles terem de dormir no mínimo 9 a 10 horas, eles têm os seus momentos de sonhos, tal como os humanos, que muitas vezes também são esquecidos ao despertar.
Os cachorrinhos e os cães mais velhos, são mais propensos a sonharem!
Os maiores estímulos dos sonhos dos cães, são as atividades quotidianas, situações que os marcaram (boas e as más) e o ambiente que os rodeia enquanto eles dormem, por exemplo, barulhos muito ruidosos, gritos, etc. Caso o barulho não os acorde podem fazer os sonhos ficarem mais agitados.
4. A temperatura dos cachorros não é igual a nossa
Se tem algum cão então certamente que já o abraçou, correto? Apercebeu-se que para além de serem fofinhos eles estão anormalmente mais quentes que nós? É normal, uma vez que eles têm a temperatura 2ºC a 3°C mais alta que a nossa!
Normalmente a temperatura deles está entre 38ºC e 39ºC e essa temperatura não varia, independentemente da raça ou tamanho do cão. O que altera essa temperatura é a atividade física, o clima ambiente, medicamentos e doença. Normalmente cachorros e cães idosos apresentam a temperatura um bocadinho diferente da faixa padrão.
Outra curiosidade dos cães e da sua temperatura, é que ao contrário dos humanos, eles suam pouco, o método que utilizam para regular a temperatura é a respiração, é por este motivo que quando estão com calor ficam ofegantes. Também utilizam o meio que os envolve para se refrescarem.
5. O paladar dos cães
O paladar não é o sentido mais desenvolvido dos cães, de facto os seres humanos têm cerca de 9.000 papilas gustativas, os cães têm apenas 1.700, ou seja, eles têm um sexto de potência do nosso paladar. Contudo, isso não significa que eles não provam nada, na verdade têm algumas características únicas que nós não temos!
Estudos demonstram que eles identificam o doce, salgado, azedo e amargo. Para além dessas, têm papilas gustativas especificas para a água, algo que os humanos não têm. Elas encontram-se na ponta da língua dos cães, é por isso que ela se enrola enquanto o patudo lambe a água. Embora a língua reaja sempre à água, é mais sensível depois de comer alimentos salgados e açucarados. A teoria é que, quando os seus antepassados estavam na natureza, estes precisavam de mais água depois de comerem certos alimentos que os desidratavam.
6. Porque os cães cheiram os rabos uns dos outros?
Esse comportamento tem um motivo e não é nada nojento. Como foi falado acima o olfato é o sentido que mais se destaca nos cachorros. A capacidade de cheiro deles é muito mais avançada que a nossa.
Dentro do ânus dos cães existem 2 pequenos sacos que se chamam glândulas anais, esses sacos vão esvaziando naturalmente durante o movimento intestinal. Os tutores não conseguem identificar esse cheiro, pois está revestido pelo intenso odor das fezes. Contudo, o olfato dos cães é tão apurado que consegue diferenciar ambos os cheiros! Depois de cheirarem o rabo uns dos outros conseguem estabelecer uma relação e até mesmo descobrir se já se tinham conhecido.
A partir do cheiro eles conseguem identificar todas as informações sobre o outro cão, conseguem identificar se são machos ou fêmeas, o comportamento e até mesmo o estado de saúde do outro.
7. Sabia que os cachorrinhos nascem cegos, surdos e sem dentes?
Todos os cachorrinhos nascem surdos, cegos e sem dentes! São muito dependentes e dormem 90% do dia. É apenas a partir do décimo quarto dia é que começam a desenvolver a audição e a visão.
Os dentinhos deles começam a nascer na terceira semana de vida, contudo, os 42 dentes definitivos surgem apenas entre os quatro e sete meses de vida do patudinho! Durante esse período de transição, a gengiva coça muito, logo, precisa de comprar mordedores para eles.
8. Os cães veem cores?
Será que os cães veem cores? A resposta é sim! Os cães veem cores, mas não são tão ricas como as que os humanos veem.
Os nossos olhos e os dos cães têm células que capturam a luz, chamadas cones. Os cães têm menos cones que os seres humanos, e por isso é eles não veem cores tão intensas.
Ao invés de verem o arco-íris como azul, violeta, azul- verde, verde, amarelo, laranja e vermelho, os cães veem apenas azul escuro, azul claro, cinzento, amarelo claro, amarelo escuro (uma espécie de castanho), e muito cinzento escuro.
Em outras palavras, os cães veem o mundo basicamente como amarelo, azul e cinzento
9. Por que giram antes de deitar-se?
Todos nós já vimos os nossos cães a darem voltas na cama antes de se deitarem, mas por que é que fazem isso?
Este comportamento dos cães foi algo herdado pelos seus antepassados, que davam estas voltas antes de se deitarem como uma estratégia de sobrevivência. Eles faziam esse movimento para sentirem a direção do vento, que espalharia o cheiro do seu corpo e, então, para se defenderem, deitavam em uma posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador.
Outra curiosidade herdada dos seus antepassados é o facto de eles levantarem a pata para urinar, com o objetivo de demarcar o seu território. Quanto mais alto for o ponto atingido pela urina do cão, maior será a dissipação do odor pela deteção dos outros cães.
10. Os nossos cães podem cheirar as doenças dos seres humanos
Como foi falado acima sobre o olfato dos cães, eles conseguem detetar cheiros incríveis! E um dos dons mais magníficos deles é conseguirem detetar algumas doenças nossas.
Os cães que estão treinados para identificar certos odores exalados por humanos nas fases precoces das doenças, têm mostrado resultados positivos. Eles conseguem detetar as doenças em 91% dos casos a partir do cheiro da respiração dos pacientes.
Concluindo eles são fantásticos e estas 10 curiosidades sobre os cães são poucas, pois, todos os dias eles nos conseguem surpreender.
Esperamos ter conseguido demonstrar com este artigo que os nossos cães são muito especiais e temos imenso a aprender sobre eles!
Não se esqueça de nos acompanhar no nosso Facebook e Instagram!