blog gato 2 Atividades Físicas para Gatos

Atividades físicas para gatos – Será que eles precisam de fazer exercício físico?

Sim! Apesar dos gatos não serem associados à prática de exercícios, saiba que os nossos amigos peludos também precisam de atividades para uma boa saúde!

Movimentar o corpo evita problemas de saúde, ajuda-os com o stress e garante-lhes uma melhor qualidade de vida! Aliás, quem convive com um bichano sabe que eles adoram algumas brincadeiras para gatos e muitas vezes isso envolve correrias por toda a casa! 🐱

O que acontece, é que muitas vezes lhe faz falta estímulos corretos! Com isso, eles tendem a ficar preguiçosos e sedentários podendo desenvolver obesidade. Este quadro pode gerar uma série de complicações como problemas cardiovasculares, diabetes e doenças de fígado.

Mas quais os exercícios preferidos deles?

Quando os gatos são pequeninos, tudo é novidade e um novo estímulo para a brincadeira. Qualquer objeto curioso ou inseto já é motivo para uma elaborada e complexa caça, saltando e correndo por toda a casa.

As atividades físicas para gatos são excelentes para o organismo e devem continuar a ser estimulados na idade adulta! Contudo os gatos mais velhos não se envolvem tão facilmente. Para os fazer saltar da cama e vir brincar é necessário saber escolher brinquedos para gatos específicos, como arranhadores, ratos, bolas ou canas com acessórios na ponta.

Como estimular um gato preguiçoso?

Se o seu gato passa a maior parte do tempo a dormir, não se preocupe, é completamente normal! Na verdade, estudos indicam que os bichanos costumam dormir até dois terços do seu dia! Isto porque os felinos descansam de maneira diferente. Para se manterem alertas contra ameaças, ao invés de terem um sono pesado por algumas horas, eles dormem um sono leve durante quase todo o dia. Por isso, não pense que ele é simplesmente preguiçoso!

Os felinos dorminhocos costumam ser bastante ativos durante a noite. A dica é ter um ambiente estimulante, cheio de distrações, de forma que ele possa brincar mesmo quando estiver sozinho. Com o estímulo correto, ele vai adorar praticar atividades físicas!

Atenção, lembre-se de respeitar os limites do seu animal, se perceber que ele está cansado e precisa de descansar, deixe-o tirar as suas sonecas!

Agora que já conhece os benefícios de realizar exercícios, é hora de tornar sua casa um local divertido para o seu bichano. 🐈 🐱 🐈

Conclusão:

As atividades físicas para gatos domésticos é um dos pilares básicos e imprescindíveis para que os animais possam desfrutar de uma ótima qualidade de vida. Mas não nos podemos esquecer de outros fatores essenciais como a alimentação, os cuidados de higiene e de saúde, o descanso e, obviamente, a nossa companhia e amor!

Não se esqueça de nos acompanhar no nosso Facebook e Instagram!