Grande parte dos cães que ficam ansiosos durante as tempestades, já as ouvem mesmo antes de elas começarem, esse tipo de stress também acontece com os fogos de artifício. Provavelmente é um instinto ancestral que os avisa que devem procurar abrigo, por isso, este tipo de comportamento é normal.
Os sinais de que ele não está bem é quando o patudo tem uma respiração ofegante, cauda caída, olhos muito abertos, ganidos constantes, orelhas e o focinho para baixo e o coração muito acelerado.
Por que é que os patudos têm medo de tempestades
Antes de mais deve entender que por vezes nós também ficamos ansiosos com barulhos muito altos ou depois de apanharmos um grande susto. Por norma, vamos procurar a fonte desse barulho, para o caso de a mesma ter uma justificação ou representar alguma ameaça. Para os cães, que tem uma audição melhor que nós, o barulho da trovoada é extremamente assustador e, uma vez que não conseguem justificar essa ameaça, entram em pânico.
Por isso, é importante habituá-lo a este tipo de som desde pequeno, assim ele entenderá que este tipo de ruído não é motivo para entrar em stress e pânico.
Como podemos habituar os cães ao ruído das tempestades
Como foi referido no parágrafo acima, uma das melhores maneiras de ajudar cães que ficam ansiosos durante as tempestades é habituá-los desde cedo a esse tipo de ruído. O truque é ir mostrando controladamente com áudios de tempestades e ao longo do tempo ir aumentando o som do vídeo.
Este aumento do som só deve ser feito quando o animal estiver habituado ao volume anterior. Durante este processo vá mimando-o com snacks.
Para aqueles patudos que já tiveram uma experiência negativa com a trovoada o método é semelhante, contudo é mais demorado e tem que ter muita paciência.
Se verificar que o pânico e o stress que ele tem é muito grande, o melhor será mesmo pedir ajuda a um profissional.
Como acalmar os cães que ficam ansiosos durante as tempestades
Os tutores que têm cães que ficam ansiosos durante as tempestades, não devem aguardar pela próxima trovoada. Muito pelo contrário, devem seguir as dicas anterior de forma que ele já esteja preparado para tempestades futuras.
Começaram agora as tempestades e eu não preparei o meu melhor amigo para elas! E agora!? Não se preocupe, temos 6 dicas para os cães que ficam ansiosos durante as tempestades:
- Verifique que fechou todos os portões, portas e vedações, pois, existem diversos casos de animais que fogem e se magoam durante as tempestades com o medo do barulho.
- Ele deve ter fácil acesso ao sítio onde se sente mais seguro (cama, sofá, transportadora, etc).
- Mantenha-se perto dele para ele entender que não está sozinho.
- Não o obrigue a estar no seu colo ou a abraçá-lo. Se verificar que ele prefere estar no seu cantinho, o melhor é deixá-lo lá. Caso ele prefira estar agarradinho a si, não o afaste, deve demonstrar que ele pode estar no seu colo (pois para ele é o ponto seguro).
- Nos casos mais graves (como salivação intensa ou paralisia) ele poderá ter que tomar medicação para se acalmar. Mas lembre-se que deve ir primeiro ao médico veterinário para que este lhe indique o melhor medicamento.
- Pode também optar por colocar música calma, pois, para além de abafar os ruídos da tempestade, mantém o ambiente mais relaxado para que ele se sinta seguro.
Esperamos ter conseguido ajudá-lo a manter o seu animal calmo durante as tempestades.
Não se esqueça de nos acompanhar no nosso Facebook e Instagram!